Reflexão


"Já não é a mesma hora, nem a mesma gente, nem nada igual. Ser real é isto" - Alberto Caeiro

"A imaginação é a rainha do real e o possível é uma das províncias do real" - Charles Baudelaire

Friday, July 8, 2011

Reforma no Político




Todos os países precisariam passar por reformas no seu sistema político, na busca constante para melhorar a sua relação entre o processo eleitoral e a sociedade. No caso do Brasil, nos encontramos dentro de um debate sobre a reforma eleitoral e não do sistema político como um todo, como querem alguns.

A problemática da política brasileira está menos ligada ao número de cargos comissionados que há no Congresso Nacional ou aos altos salários dos políticos em comparação ao miserável salário mínimo do trabalhador. O que se processa no país é uma falta de controle do político em si, que quando eleito vive em um paraíso por quatro anos ou oito se for senador da república.

Se uma reforma é nosso horizonte, ela deve ser discutida pela sociedade, através de seminários, audiências públicas entre outras formas de participação popular. E mais, a famigerada reforma deve ser pautada nas regras de vigilância do político, pois quem é corrupto lesará a sociedade seja neste sistema ou em qualquer outro.

A sociedade deve ter um controle total da vida parlamentar do político e o mesmo deveria passar por uma sabatina a cada dois anos ou quando os seus eleitores acharem necessário, pois é a eles que o compromisso político do parlamentar foi firmado. Do jeito que a reforma é discutida no Congresso Nacional, muitas coisas serão mudadas no processo político brasileiros para continuarmos com a mesma carência, falta de participação popular na rotina do parlamento brasileiro.

1 comment: