Reflexão


"Já não é a mesma hora, nem a mesma gente, nem nada igual. Ser real é isto" - Alberto Caeiro

"A imaginação é a rainha do real e o possível é uma das províncias do real" - Charles Baudelaire

Sunday, July 10, 2011

O Brasil na FAO


Foi no governo Dilma Rousseff, mas a vitória de José Graziano na FAO, órgão da ONU responsável pela agricultura e alimentação, se deve a política externa do governo Lula da Silva (2003-2010), com destaque para o ex-ministro das relações exteriores Celso Amorim que atuou nos diversos fóruns do mundo e buscou solucionar diversos entraves que ocorreram na política internacional, como o caso de Honduras e do Irã, em março de 2010.

A opção do governo Lula em atuar de forma mais ativa as relações Sul-Sul foi, provavelmente, o que contribuiu para os 92 votos ao brasileiro contra 88 ao seu adversário espanhol Miguel Angel Moratinos. O governo conseguiu demonstrar sua habilidade nas negociações internacionais em outras esferas, como no G-20 e no Fundo Monetário Internacional (FMI) e na Organização Mundial de Comércio (OMC), algo que ainda não foi percebido pela grande mídia.

Lembro que o então presidente Lula, em todos os seus oito anos de mandato foi criticado pela imprensa por suas viagens pelo mundo, em especial para África. O resultado apareceu agora.

Outro fato que contribuiu está ligado à questão doméstica. A política econômica praticada pelo governo Lula, que mudou o rumo de milhões de brasileiro, retirando-os da pobreza, ou seja, da carência alimentar deve ter contribuído para o voto no brasileiro.

Graziano assumirá o cargo em janeiro de 2012, no lugar do senegalês Jacques Diouf, e deverá ser o expoente dos objetivos político brasileiro, ou seja, ampliar sua influência na região do América Central e Caribe, por isso, ele deve buscar de forma rápida uma solução para as inúmeras crises alimentícias que ocorrem na região, principalmente após os furacões que ocorrem todo ano.

Na FAO o brasileiro terá que combater os altos preços dos alimentos, que são pautados por mera especulação do mercado financeiro, inclusive no Brasil, exportador de inúmeras commodities.

Espero que José Graziano desempenhe de forma assertiva seu mandato que vai até 2015, mostrando ao mundo a qualidade de nossa política externa e os certos da política econômica doméstica.

No comments:

Post a Comment