Reflexão


"Já não é a mesma hora, nem a mesma gente, nem nada igual. Ser real é isto" - Alberto Caeiro

"A imaginação é a rainha do real e o possível é uma das províncias do real" - Charles Baudelaire

Friday, June 25, 2010

O Futuro do processo eleitoral brasileiro

Diz um amigo meu “se o vice não tira voto, é um bom vice”. O grande problema do candidato Serra não é propriamente o vice, mas o engodo que o PSDB está fazendo em alardear sobre o possível vice do tucano. Com os democratas em bancarrota, sem moral para indicar um candidato, o projeto psdebista é fazer uma chapa “puro-sangue” com o atual candidato ao senado, Aécio Neves (ex-governador de Minas Gerais).

Como Aécio Neves já abandonou “o trem” no final de 2009 e nenhum outro nome relevante no cenário político quis se expor, os líderes do PSDB se voltaram – novamente -para Aécio, que comandava o segundo maior colégio eleitoral do Brasil. Agora, sem chance de pegar o mineiro, apelam para o senador Álvaro Dias do Paraná. Serra, sem um projeto novo para o Brasil e com os colossais problemas com um vice que ainda não tem, vê sua campanha em declínio e o seu amigo Aécio debandando para outros rumos, pois “mineiro nunca perde o trem”.

No sentido do debate eleitoral, o PSDB também erra em querer comparar o heroico Serra com a Dilma. A campanha na realidade será feita através de um debate exaustivo entre Lula e o Serra - Dilma a margem do processo.

O que fica evidente nesse jogo é a falta de coesão interna do PSDB em lidar com a alta popularidade do governo Lula. Esse “bate cabeça” entre os intelectuais psdebistas fica expresso nos erros do partido no cenário eleitoral brasileiro. Serra já está perdendo – segundo as pesquisas - para Dilma em São Paulo, onde era governador. Será que o atual tabuleiro das eleições nacionais será repetido em São Paulo? Cuidado Geraldo, o Mercadante vem aí!

A consideração que podemos fazer dessa análise é que o maior problema - imediato - do candidato Serra é o próprio PSDB. Como as saídas são poucas, pois a eleição já se aproxima e a probabilidade de Serra apelar para um baixo nível de debates, como por exemplo, fazer ataques pessoais aos adversários, pode tornar-se a toada da sua campanha. Quem perde, além dos candidatos, é o processo eleitoral brasileiro. Desejamos que o futuro das eleições seja pautado pelo debate de projetos políticos para o país. Qual é projeto político que queremos para o Brasil?

7 comments:

  1. Parabéns pela análise conjuntural nacional!

    Aqui em Jlle no ambito local a coisa tá feia. Acho muito difícil o PT levar as próxima eleição.

    abs

    ReplyDelete
  2. Valeu Záia.. é sempre bom ler seus comentários. Em jlle Carlito Merss não apresenta nada de novo, por isso, o PT corre um grande risco de sumir do cenário político da Manchester catarinense. Mas temos que analisar como será o processo eleitoral deste ano, como o Francisco de Assis é candidato à Federal, e se ganhar, Assis poderá fazer uma pressão no cotidiano da administração petista aí (é uma probabilidade). Assis e Carlito são de alas opostas dentro do PT.


    Abs

    ReplyDelete
  3. O mas vc esqueceu de falar da probabilidade da Marinete ganhar pra deputada. rsrs

    meu deus!!!

    ReplyDelete