Reflexão


"Já não é a mesma hora, nem a mesma gente, nem nada igual. Ser real é isto" - Alberto Caeiro

"A imaginação é a rainha do real e o possível é uma das províncias do real" - Charles Baudelaire

Sunday, February 26, 2012

Política e entusiasmo



Não será o entusiasmo o condutor de minhas decisões. O quadro político é novo em Limeira, pois parte da população resolveu assumir suas responsabilidades e atuar como protagonista na vida política da cidade. Perante isso, alguns caciques não terão mais o poder ou influência de anteriormente, mas isso não significa que eles estão totalmente fora da arena política.

Uma composição de vanguarda será formada para o futuro pleito. Entretanto, haverá um resquício conservador. Lembro ao leitor que na política contemporânea, o espaço para herois ou salvadores da pátria foi reduzido, especificamente na política brasileira, marcada por governos de coalizão. Um bom exemplo é o governo Lula. Em seu governo foram retiradas 40 milhões de pessoas da miséria, mas ele não mexeu na estrutura política que corrói o patrimônio público, há pelo menos 200 anos.

O objetivo deste texto é trazer cautela em meio aos confetes. A participação da sociedade não pode se resumir em apenas comparecer as sessões da Câmara Municipal. O movimento tem que estar nas ruas, assim como, não se pode beatificar aqueles que agiram de forma acertada em um momento político. Para o entendimento da política é preciso conhecer a história, pois ações isoladas transformaram caciques ou "tribos" ligado à velhas estruturas políticas em salvadores da sociedade, possibilitando que continuem na engrenagem do sistema. Uma frase famosa do escritor italiano Giuseppe Tomasi di Lampedusa resume bem o nosso cenário político: "Se queremos que tudo continue como está, é preciso que tudo mude”.

5 comments: