Reflexão


"Já não é a mesma hora, nem a mesma gente, nem nada igual. Ser real é isto" - Alberto Caeiro

"A imaginação é a rainha do real e o possível é uma das províncias do real" - Charles Baudelaire

Tuesday, January 17, 2012

Participação política em Limeira

O ex-ministro da fazenda de João Goulart, San Tiago Dantas, uma vez disse: “política só se faz no poder”. Fico feliz que sua frase não tenha validade na prática, pois na reunião do dia 15/01 na Câmara Municipal ficou demonstrado que o poder está em outras esferas. Foi com certeza um momento histórico da política limeirense. Uma parte da sociedade ficou por mais de três horas esperando o resultado da Comissão Processante (CP) que tem como objetivo investigar a “denúncia contra o Prefeito Municipal Silvio Félix da Silva”. Na respectiva reunião ocorreu o aceite dos documentos reenviados pelo Ministério Público, pelos membros da CP.

O fato marcante daquele dia não foi apenas a atuação dos cidadãos presentes na Egrégia. O destaque é: a reunião que se buscava acompanhar era fechada, ou seja, o indivíduo não tinha como saber o desenrolar da reunião - algo frustrante. A sabedoria do cidadão que estava presente se deu ao perceber que o fato mais importante era sua vigília. Os munícipes de forma paciente esperaram o resultado da sessão de forma exemplar. Alguns, pelo cansaço e pela chuva foram embora depois de uma hora, mas a maioria esperou pacientemente o término da reunião e os mais exaltados aclamavam gritos de protestos - até o hino nacional foi entoando. Esse cenário lembra uma frase de Tancredo Neves que disse: “Não se deve fazer política sem emoção, mas as decisões devem ser cerebrais. Trata-se de um ato de discernimento intelectual (...)”.

O final da noite de domingo foi uma das melhores amostras de como a sociedade deve atuar quando os seus interesses estão em jogo: participar e pressionar os seus representantes a votarem conforme seus interesses.

1 comment: