Reflexão


"Já não é a mesma hora, nem a mesma gente, nem nada igual. Ser real é isto" - Alberto Caeiro

"A imaginação é a rainha do real e o possível é uma das províncias do real" - Charles Baudelaire

Wednesday, January 27, 2010

O que será da Venezuela?



Depois de Chávez o que sobrará das instituições venezuelanas? Chávez vem desmantelando todas as instituições políticas e da sociedade civil. O Chavismo seria importante para o mundo se diminuísse a desigualdade social e econômica no país e se estabelecesse uma democracia direta. Infelizmente, percebe-se o contrário na Venezuela, o aumento da desigualdade e a falta de água e energia são amostras da ingerência de um governo populista. O governo populista busca fazer um canal direto entre o chefe de Estado e a população, assim compreende-se o fechamento dos meios de comunicação e a repressão aos jornalistas, pois críticas não são permitidas.

Duas vidas – de estudantes - já foram perdidas e outras mais serão, se o chavismo continuar com o modelo populista - que trava a democracia – logo estaremos vendo uma guerra civil no país. Claro, quando há fortes problemas internos cria-se um inimigo externo, por isso um embate com a Colômbia não está descartado para os próximos meses.

O Brasil deve se preparar para enfrentar a transição do governo Chávez para um outro modelo – que não sabemos qual é. Mas que poderá nutrir instabilidade aos países da América do Sul.

4 comments: